O Clube    História do SM    Fotos SMs     Fotos Eventos     Vídeos     Membros     Dicas/Matérias     Fórum     Classificados     Contato     Início


Reforma em Três Rios - 20 meses de gestação

por Zé Carvalho

Em 2004 comprei a coupê 86 preta do Jonathan, de Rio Grande - RS. 
Ao chegar no Rio levei-a imediatamente para fazer um check-up na suspensão e foi quando resolvi que daria a ela mais que um simples check-up.
Lá mesmo da loja de suspensão liguei para o Fernando Monnerat em Três Rios e expliquei o caso. A resposta dele foi direta: "traz o carro pra cá que a gente dá um jeito".
Sem pensar duas vezes levei o carro para Três Rios e dei início a reforma.



Assim chegou o SM.

O carro foi totalmente desmontado e a pintura removida até a fibra. Várias camadas de tinta foram removidas e o antigo preto daria lugar a nova pintura prata.


Todas as peças defeituosas e meio gastas foram trocadas por novas e varias destas peças conseguidas originais na fábrica ou em autorizadas, como: travessa, pivôs, discos de freio, pinças, barras, interruptores, rolamentos, reservatórios, mangueiras, maçanetas, hidrovácuo, tensores, balanças, buchas, borrachões, faróis, cabos, polias, filtros, mangotes, etc...


O cofre do motor após descascado e pintado.


O sistema de freios totalmente novo


Suspensão completa zero km.


O radiador foi totalmente reformado, ganhando um conjundo de ventiladores elétricos do VW Bora e uma armação de aço inox.


O sistema duplo de ventilação

Para dar conta do consumo destes ventiladores e das novas lâmpadas Osram Cold Blue dos faróis, o alternador que era de 65 ampéres foi trocado por um de 140 amperes do VW Golf e uma nova bateria de 65 ampéres foi instalada. Toda parte elétrica foi retirada e uma nova colocada no lugar. 

O ar condicionado também sofreu reformas, tendo todas as mangueira trocadas por novas, sem abraçadeiras.
O interior mudou de bege com carpete preto para cinza com carpete também cinza, combinando com a cor do carro. O console perdeu a cor preta e ganhou um ar mais nobre com um revestimento em madeira.




O interior antes...


... e o interior depois

As rodas foram enviadas para a Guidon, onde foram reformadas. Nelas foram montadas pneus 0km nas medidas 205x60x15.

O motor também teve sua pintura retirada e uma nova na cor vermelha foi feita. Nele foram colocadas tampas laterais e superior cromadas importadas, junto com um novo filtro de ar. 
O carter antigo deu lugar a um novo. Uma nova descarga em aço inox foi colocada.
Os amortecedores trocados por novos modelos a gás. Todas as borrachas de portas e vidros foram trocadas. O motor foi mantido original.


Toda a reforma foi magistrada pelo Fernando Monnerat. 
Praticamente todos que mexeram no carro, pintor, eletricista, mecânico, capoteiro e lanterneiro, foram funcionários da extinta SM e foram responsáveis por dar a este carro um ar de SM 0km.


Fernando Monnerat posando ao lado do "filho"

Fica aqui a minha homenagem e agradecimento a todos eles pelo carinho e capricho na reforma, principalmente ao Fernando Monnerat não só por isso, mas pela dedicação e paciência. 

Voltar