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 Melhorando o freio de mão

Zé Carvalho

Para a maioria dos proprietários de SMs, existe um problema crítico que aparece sempre quando se vai estacionar um SM em ladeiras. O fato é que o freio de mão não tem "força" suficiente para "segurar" o carro nestas condições. Segundo o Fernando Monnerat, esta falha foi corrigida nos modelos fabricados a partir do segundo semestre de 1986. 
A causa da falha é uma diferença no ângulo da sapata da lona de freio, que por ser mal dimensionada não faz contato em toda sua extensão com o tambor do freio. Desta forma, tendo pouca superfície de contato, o freio não segura o carro.

A solução dada pelo Fernando é a de "trabalhar" a sapata de forma que ela ofereça maior superfície de contato com o tambor. Nada complicado para um torneiro, diga-se de passagem.

Para visualizar o que acontece de errado veja a figura 1 e para visualizar o que deve acontecer visualize a figura 2.

  


Figura 1

Em vermelho a sapata de freio com o dimensionamento errado 


Figura 2

Em verde a sapata de freio com o dimensionamento corrigido.

 

 

 

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