O Clube    História do SM    Fotos SMs     Fotos Eventos     Vídeos     Membros     Dicas/Matérias     Fórum     Classificados     Contato     Início


Sobre a cor oficial do emblema do SM.

Na semana passada um amigo me questionou sobre a cor de fundo, o azul, no emblema do SMClube. Ele queria saber do motivo de não ter usado o "vermelho original". Eu confesso que fazia muito tempo que tinha vontade de expor e esclarecer essa história e hoje resolvi fazê-lo.


Em 2001, quando criei o SMClube, escolhi o azul por achar que dava um ar mais clássico a logomarca, alem do azul ser uma cor de minha preferência. Na mesma época haviam outros dois sites, o do Erivelto do Rio Grande do Sul e o do Cláudio de Brasília. No caso deles a opção escolhida foi o emblema com fundo vermelho, se não me falha a memória. 
No facebook você também encontra páginas sobre o SM usando o vermelho como fundo/preenchimento do emblema e acredito que apenas o SMClube use o azul.

Como a maioria usa o vermelho é natural que se pense que o vermelho é a cor oficial ou original, mas é um erro.
O emblema do SM, criado pelo Carlos Humberto, irmão da Ana Lídia Pimentel, é sem cor de fundo, é um emblema cromado.

"Ele criou 3 versões e nós, em casa, votamos. Lembro direitinho do momento em que ele desenhou... À noite, num bloco de papel jornal... Meu irmão, é engenheiro metalúrgico por formação, mas gosta mais das artes plásticas."  lembra Ana Lídia

A idéia errada de ter o vermelho como cor original se deu, ao meu ver, pelo fato do primeiro manual do carro ter o vermelho como fundo, muito provavelmente apenas por questões gráficas, visto que todo o manual foi feito em preto e vermelho.


Também acredito que a preferência ao vermelho se dê por conta de ser uma cor mais vibrante, mais ligada aos carros super esportivos, fazendo com que as pessoas tendam a utilizá-lo.

Se prestarem atenção verão que foi apenas esta vez que a Santa Matilde usou o vermelho no emblema. Não conheço nenhuma outra publicação ou aparição oficial do logo da Santa Matilde que use o vermelho.


Colocar cor de fundo é apenas um detalhe, um capricho pessoal e vai do gosto de cada um. Se gosta do azul, vermelho, verde, rosa ou seja lá que cor prefira, seja feliz com ela e pronto, mas oficial mesmo é o prata, o cromado.


 
Abraços
Zé Carvalho