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Cambagem , caster e buchas

Cláudio (DF) / Monteiro (SP) / Zé Carvalho (RJ)

Os ajustes de cambagem, caster e buchas afetam diretamente a estabilidade de qualquer carro e no SM não é diferente. Os erros nestas regulagens e montagens afetam em muito o comportamento do SM.
Na cambagem não costumam acontecer grandes erros de regulagens, e esta deve ficar de 0º15' a 1º15'.
No ajuste do caster é que encontramos o erro mais comum
Normalmente os mecânicos olham a suspensão e tiram a infeliz conclusão de regular o caster do SM como se fosse um Opala.
O pequeno detalhe que faz grande diferença é a posição do motor em relação ao eixo dianteiro. O suporte do motor é invertido na travessa e isto coloca o motor mais recuado no SM do que no Opala, algo em torno de 20 cm. 
A diferença no ajuste parece pequena mais nos resultados é muito grande e facilmente notada pelos que gostam de pisar um pouco mais.
Façam o ajuste correto e insistam, pois já encontrei vários "mestres" nas oficinas que teimavam em usar ajustes de Opala.

Os dados de ajustes:

Geometria da direção:
Cambagem 0º15' a 1º15'
Caster 4º30' a 6º30'
Convergência das rodas 1/16
Divergência nas curvas:
roda interna 20º
roda externa 18º50'
Ângulo máximo de esterçamento nas curvas:
roda interna 36º

roda externa

29º41'


Estes valores estão para a roda 6" x 15" com o pneu 215/60 R15.90H
Outro fato que ocorre com muita freqüência é na hora da montagem quando se troca as buchas.
Os mecânicos montam as buchas na suspensão com o carro estando suspenso, ou as peças montadas fora do carro. 
Até aí tudo bem e correto, mas na hora do aperto vem o erro.
Toda bucha de suspensão de qualquer carro, braço da suspensão, amortecedor, barra, mancal ou calço, depois de montados devem ser apertados com o peso do carro sobre a suspensão, ou seja, com o carro no chão em posição plana.
Muitas oficinas não fazem este procedimento corretamente, pois não trabalham mais com valetas (local certo para este aperto) e no elevador é difícil simular a posição original da suspensão com carga.
Como o SM é um carro baixo nenhum mecânico consegue apertar suas buchas apenas deitando debaixo do carro. Das casas de suspensão 99% não fazem este procedimento corretamente.

Quando se aperta a suspensão de um carro no alto, ao baixar o carro as buchas já estão sofrendo 50% mais do que o esforço normal e sem contar dai por diante os buracos e cargas pela frente. Este problema se agrava ainda mais quando se trata de carros pesados.

"Já mexi na suspensão do meu SM branco que por sinal está muito rebaixado, apertei as novas buchas como tem que ser e montei apenas com vaselina. Faz quase dois anos e elas ainda estão muito boas. Posso afirmar com certeza que este é o maior prejudicial a saúde de uma suspensão, descontando é claro as deficiências que a suspensão do opala já tem por natureza!" (Monteiro - SP)

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