O Clube    História do SM    Fotos SMs     Fotos Eventos     Vídeos     Membros     Dicas/Matérias     Fórum     Classificados     Contato     Início


Borrachas

Zé Carvalho

As borrachas do SM eram fabricadas especialmente para a Santa Matilde, mas a maioria pode ser substituída por similares no mercado.
As borrachas das portas são do mesmo tipo que as utilizadas no VW Santana. Naturalmente que existe um certo trabalho na sua preparação/colocação, pois no SM existem curvas e quinas que não existem no Santana.

As pestanas das portas são as mesmas do Maverick, que infelizmente não existem mais, pelo menos não as realmente originais.
Existem algumas similares a venda por aí e ditas como sendo originais. Podem até ser do mesmo tamanho e servir no Maverick, mas não funcionam bem no SM.
A solução está sendo pesquisada pelo Fernando Monnerat em Três Rios (RJ) e assim que for descoberta a notícia será colocada aqui.

As borrachas do pára-brisa e do vidro traseiro também eram fabricadas especialmente para o SM. A solução para quem precisa realizar a troca é utilizar as borrachas do opala e cortar o quanto for necessário. A quantidade de material a ser cortado vai variar de modelo para modelo.

A borracha do pára-choque é um problema que parece simples de resolver, mas não é.
Achar borracha parecida é fácil e normalmente são as "parecidas" que são utilizadas. A diferença entre a correta e a "parecida" é o índice SHORE, que identifica o nível de dureza da borracha. As "parecidas" são aquelas que tem índice menor que o original, são mais macias. Ao serem colocadas no pára-choque mostram marcas nas posições onde estiverem os fixadores e no centro por toda a sua extensão.

 

Voltar