O Clube    História do SM    Fotos SMs     Fotos Eventos     Vídeos     Membros     Dicas/Matérias     Fórum     Classificados     Contato     Início



Amortecedores e molas

Cláudio Pirro (RJ)/Zé carvalho (RJ) 

Os SM saíam da fábrica com molas especialmente desenvolvidas para ele. Segundo informações colhidas com o pessoal da própria fábrica, muitas foram as tentativas em busca de um conjunto perfeito, mas nunca se achou tal perfeição. 
Quanto aos amortecedores, o conjunto original era composto de dianteiros do Opala 6 cilindros na dianteira e dianteiros do Alfa Romeu 2300 Ti na traseira.
Infelizmente estes amortecedores de Alfa Romeu e as molas originais não existem mais, pelo menos novos não.
Pela falta destas peças e pelo desconhecimento destes detalhes do carro é comum ver proprietários ou mecânicos usando peças erradas e comprometendo a estética e a segurança do SM.
O erro mais comum é a utilização de amortecedores e molas traseiras de Opala na traseira do SM. Este erro é fácil de reconhecer, pois o carro fica com a traseira bem mais alta.

Vamos as soluções.
Molas
As molas podem ser as do Opala, mas devem ter seu tamanho reduzido em um elo e meio. Na verdade meio elo de altura, pois o primeiro elo serve apenas para acomodar a mola no suporte.
As molas podem ser encomendadas sob medida, mas nem sempre dão certo e na maioria das vezes não duram muito.

Amortecedores
Os amortecedores podem também os do Opala, mas ao diminuir o tamanho da mola eles começarão a "bater", devido ao tamanho incompatível com o novo tamanho das molas..
Existem opções de usar amortecedores de F1000 ou de Chevy 500, mas a melhor opção na minha opinião são os Turbogás do Astra.
A combinação do corte da mola com estes amortecedores do Astra criam um conjunto muito bom e devolve ao carro a boa estabilidade.

A adaptação destes amortecedores do Astra é simples, mas requer que seja feito um adaptador. Antes que você desanime, aviso que qualquer ferreiro realiza tal serviço.
Esta adaptação se faz necessária devido a diferença do tipo de fixação superior do amortecedor do Alfa (Opala) para o do Astra.
Nas figuras abaixo, os tipos e o adaptador.

 


O do tipo original

O do tipo usado no GM Astra

O adaptador



Fiz esta adaptação na minha conversível e na minha coupê, garanto os resultados. 

Voltar